quinta-feira, 9 de abril de 2009

As Pirâmides de Teotihuacán

As meninas ficaram impressionadíssimas com os esqueletos encontrados nas urnas funerárias no complexo de Teotihuacán. Esse é de um menino de 10 a 14 anos. Provavelmente uma oferenda aos Deuses.

A pirâmide da Lua é menor, mas dizem que era até mais importante que a do Sol, pois era pública. As cerimônias realizadas aqui eram acessíveis aos 125 mil moradores da cidade pré-hispânica formada 200 anos a.C.. Sua área chegou a cerca de 20 mil quilômetros quadrados. Teotihuacán, a terra dos Deuses, começou a ser construída 200 anos antes da Era Cristã. Em 650 d.C, ela havia crescido muito, já não conseguia suprir a população de alimentos. A população se revoltou e destruiu parte da cidade abandonando-a.



Aqui as meninas estão no alto da Pirâmide do Sol e ao fundo vemos a Pirâmide da Lua. Os aztecas redescobriram essa cidade 400 anos depois que ela foi abandonada, considerando-a uma obra de gigantes, local sagrado. Mais tarde, os espanhóis não a perceberam sob a terra e o mato que se acumularam no local. Muitas descobertas arqueológicas são bastante recentes.


Chegamos lá. No alto da segunda maior pirâmide do mundo - a Pirâmide do Sol em Teotihuacán. O povo que construiu tudo isso é anterior aos Aztecas e pouco se sabe sobre eles. Estava muito seco o dia e fizemos várias pausas na subida. Voltamos sonhando com uma garrafinha de água de diez pesos. Muitas coisas custam diez pesos por aqui. Mas apesar do esforço, bastaram alguns minutos para nos refazermos.
Realmente o lugar tem uma energia diferente. Estática, por causa do calor seco, mas também pelo astral. Tudo é grandioso e perfeito.

Difícil acreditar no avanço dessa civilização há tanto tempo atrás. Olha que lindas! Duas meninas e duas pirâmides.

As flores do deserto... Atenção ao inseto pego no flagra.

2 comentários:

  1. adoramos a serie piramides, que coisa fantastica, torcemos pra voces mandarem muitas fotos pra acompanharmos sua viagem , sausades
    fran,sofi,paulo, duca , garth

    ResponderExcluir
  2. Que post bacana, continuem traduzindo o que têm aprendido por aí...boas fotos!!!

    ResponderExcluir