
Oi amigos,
O México se prepara para voltar à normalidade gradativamente. Cinco dias sem mortes!!! Os adultos voltam às aulas nesta quinta e as crianças na segunda. Os restaurantes e outros lugares públicos vão reabrir com lotação reduzida e regras para não deixar as pessoas muito próximas. Os metrôs e ônibus vão passar por uma desinfecção e agentes de saúde vão limpar as mãos das pessoas na entrada. O governo editou uma cartilha de orientação para as escolas com todas as etapas necessárias para a prevenção na volta às aulas (muito boa).
http://www.sep.gob.mx/work/sites/sep1/resources/LocalContent/111660/1/orientaciones.pdfNossa impressão é que o México foi rápido e correto nas ações. O governo foi internamente criticado pelo exagero de parar tudo, mas nós acreditamos que foi o melhor a fazer. Exagero é semear o pânico como fizeram alguns setores da mídia internacional. Houve gente muito leviana. Na verdade, o mundo corre o risco de novos e letais virus. Isso pode acontecer em qualquer lugar do planeta a qualquer momento. Isso é fato! Em vez de espalhar o terror entre as pessoas, o que piora a situação com hospitais superlotados e desabastecimento de comida, é preciso exigir que os governos tenham estoques de anti-virais para um acidente como esses. O remédio existe, mas os governos devem ter estoques de precaução e não deixar para encomenda-lo no caso de uma pandemia, pois é óbvio que não será possível produzir remédio para o mundo inteiro de uma vez.
Sugiro que todos vocês que estão preocupados enviem um e-mail para a vigilancia sanitária brasileira, solicitando que o governo federal adquira estoques de anti-virais para o caso de uma pandemia. Essa também é uma sugestão de pauta para os amigos jornalistas. O ministro da saúde brasileiro garganteou outro dia que o Brasil está preparado para a chegada do vírus, e que isso é inevitável. Bom, o Brasil não está preparado nem para o nosso dia a dia...Quem usa o SUS sabe disso. E, sim, sabendo de tudo o que aconteceu, o caos é "evitável" sim. E vejam nosso exemplo da dengue. Foram 93 mortes nesses primeiros quatro meses de 2009 no Estado do Rio de Janeiro, e vão continuar... No México, foram 26 mortes em um mês, mas há cinco dias não morre ninguém.
Como cidadãos brasileiros queremos solicitar que o governo federal adquira estoques de anti-virais suficientes para o controle de uma possível pandemira viral. Mesmo que o caso da gripe mexicana seja contornado, sabemos do risco de uma nova infecção por novos vírus no planeta. O remédio existe, mas é necessário que os governos tenham a preocupação de manter estoques de precaução, além de terem planejamento de medidas de contenção viral, com efeitos rápidos.
Fica o convite!!