terça-feira, 5 de maio de 2009

guerra viral


Oi amigos,


O México se prepara para voltar à normalidade gradativamente. Cinco dias sem mortes!!! Os adultos voltam às aulas nesta quinta e as crianças na segunda. Os restaurantes e outros lugares públicos vão reabrir com lotação reduzida e regras para não deixar as pessoas muito próximas. Os metrôs e ônibus vão passar por uma desinfecção e agentes de saúde vão limpar as mãos das pessoas na entrada. O governo editou uma cartilha de orientação para as escolas com todas as etapas necessárias para a prevenção na volta às aulas (muito boa). http://www.sep.gob.mx/work/sites/sep1/resources/LocalContent/111660/1/orientaciones.pdf

Nossa impressão é que o México foi rápido e correto nas ações. O governo foi internamente criticado pelo exagero de parar tudo, mas nós acreditamos que foi o melhor a fazer. Exagero é semear o pânico como fizeram alguns setores da mídia internacional. Houve gente muito leviana. Na verdade, o mundo corre o risco de novos e letais virus. Isso pode acontecer em qualquer lugar do planeta a qualquer momento. Isso é fato! Em vez de espalhar o terror entre as pessoas, o que piora a situação com hospitais superlotados e desabastecimento de comida, é preciso exigir que os governos tenham estoques de anti-virais para um acidente como esses. O remédio existe, mas os governos devem ter estoques de precaução e não deixar para encomenda-lo no caso de uma pandemia, pois é óbvio que não será possível produzir remédio para o mundo inteiro de uma vez.
Sugiro que todos vocês que estão preocupados enviem um e-mail para a vigilancia sanitária brasileira, solicitando que o governo federal adquira estoques de anti-virais para o caso de uma pandemia. Essa também é uma sugestão de pauta para os amigos jornalistas. O ministro da saúde brasileiro garganteou outro dia que o Brasil está preparado para a chegada do vírus, e que isso é inevitável. Bom, o Brasil não está preparado nem para o nosso dia a dia...Quem usa o SUS sabe disso. E, sim, sabendo de tudo o que aconteceu, o caos é "evitável" sim. E vejam nosso exemplo da dengue. Foram 93 mortes nesses primeiros quatro meses de 2009 no Estado do Rio de Janeiro, e vão continuar... No México, foram 26 mortes em um mês, mas há cinco dias não morre ninguém.

Como cidadãos brasileiros queremos solicitar que o governo federal adquira estoques de anti-virais suficientes para o controle de uma possível pandemira viral. Mesmo que o caso da gripe mexicana seja contornado, sabemos do risco de uma nova infecção por novos vírus no planeta. O remédio existe, mas é necessário que os governos tenham a preocupação de manter estoques de precaução, além de terem planejamento de medidas de contenção viral, com efeitos rápidos.


Fica o convite!!

3 comentários:

  1. Sugestão encaminhada para jornalistas.

    ResponderExcluir
  2. Oi profee, tudo bom? Ótimos posts sobre a Gripe Suína (Nova Gripe ou Gripe A). Espero que esteja tudo certo por aí, aproveite muito, mas volte para nos dar aula!!! Apesar do pouco tempo de aula que vc teve com a nossa turma (jornal A diurno na puc) vc tá fazendo falta, certeza!

    ResponderExcluir
  3. Grande post, ótima reflexão! Fiquei impressionado pela maneira calma e lúcida que têm conduzidos suas ações por aí. Jamais esquecerei deste episódio em que pude comparar as publicações (a TV foi ainda pior), com a realidade. Boa parte da imprensa caminha sem ideologia!! Showrnarlismo, como disse Arbex!
    Abraço,

    ResponderExcluir