sábado, 27 de junho de 2009

Maguey, uma planta sagrada

Foto antiga de pulqueiros colhendo a piña em lombo de burro. Fonte: Reprodução de foto exposta na parede da pulqueria.

O maguey é uma planta que se parece com a babosa, originária das zonas quentes e áridas do México. É cultivada e consumida de várias formas pelos índios desde muito antes da colonização hispânica. Uma das espécies mais cultivadas, dentre as mais de 250 catalogadas é a Agave Azul, principalmente desta espécie é produzida a tequila.

Agave Azul. Fonte: Internet.
A planta é cultivada por dez anos para que atinja o porte ideal, depois são retiradas as folhas e se recolhe a piña, que é a parte de baixo onde se entroncam as folhas. A piña é cozida e desse processo se extrai o aguamiel ou pulque, que é fermentado e depois passa por vários processos de destilação para se transformar em tequila.

Colhendo a piña. Fonte: Internet.
Além de nos presentear com a riquíssima tequila, esta planta sagrada guarda muitas excentricidades no seu consumo. Recentemente estivemos com nosso amigo senhor Fernando e sua família em uma autêntica “pulqueria”, ou seja, um lugar onde é produzido servido o pulque, que é o sumo do maguey apenas fermentado. Ele pode ser consumido puro ou batido com frutas, é uma bebida de baixo teor alcoólico, grossa, meio pegajosa, mas que dependendo da mistura com fruta fica saborosa. Uma das mais propaladas características do pulque são os efeitos afrodisíacos, dizem os mexicanos que as famílias com muitos filhos sempre tem um pai pulqueiro.



Fotos da pulqueria.
Outra excentricidade do maguey é um prato típico do México: o guzano de maguey. Na verdade, estamos falando aqui não da planta exatamente, mas da larva de uma mariposa que se alimenta do maguey. O guzano, a larva, é servido refogado com cebola e tomate acompanhado de guacamole. Tem gosto de nada, o que vale são os molhos. Nas fotos abaixo estamos com o senhor Fernando e a filha dele em um restaurante no centro da Cidade do México, eu (Odil) e nosso anfitrião comemos os guzano, a Mônica só provou e as meninas torceram o nariz.

7 comentários:

  1. Poxa...obrigado pela aula!!
    Apesar de ter dado uma sumida sempre estamos a mirar!!

    ResponderExcluir
  2. Oi André,
    que saudades!
    Gostamos muito que os amigos marquem presença aqui. Creio que é saudade mesmo e vontade de dividir esses momentos. Abração pra sua família e pra você. Mônica.

    ResponderExcluir
  3. Eu não iria sequer experimentar o Guzano. Bom ter notícias de vocês.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mônica,
    imagino que não iria mesmo...O pulque então, creio que a sensação é ainda pior, ô coisa gosmenta...
    beijos, com saudades (sonhei com você outro dia, sonho bom)

    ResponderExcluir
  5. Com a fome que estou agora eu comeria uns 3 pratos desses...hehehe!
    beijos a todos

    ResponderExcluir
  6. que nojo!!! se bem que o prato é lindo!!
    beijos. morrendo de saudades!!!!

    ResponderExcluir
  7. Argh!!! ...quem sabe, com muita fome, com os olhos fechados!... Estou sem msn. Que tal de twitter?

    ResponderExcluir