sábado, 6 de junho de 2009

Museu Diego Rivera


Diego Rivera é um Semi-Deus para os mexicanos. Ícone do nacionalismo, defensor da cultura mexicana pré-hispânica, comunista ferrenho e uma espécie de protetor dos mais pobres.
No início dos anos 30 Rivera encomendou a seu amigo arquiteto O´Gorman uma casa estúdio, que deveria ser simples, funcional, construída com materiais baratos e que pudesse ser reproduzida por operários sem uma formação mais especifica.
O resultado foi uma casa muito moderna, mesmo para os dias atuais, mas foi construída entre 31 e 32.

O primeiro bloco abriga a casa de Diego e seu estúdio construído de maneira estratégica para que a luz possa entrar, sem que os raios solares incidam diretamente. Neste cômodo que é o coração da casa, além de objetos pessoais e materiais artísticos encontra-se uma coleção de artesanato e peças pré-hispânicas.



No bloco dos fundos estão a casa e o estúdio da Frida. Uma passarela liga as duas casas pelo teto, dizem que era para Frida levar comida para ele. Coitada... poderiam ter pensado em um jeito mais fácil.


O Museu é muito organizado e promove exposições temporárias e outras atividades culturais, no dia em que estivemos lá havia uma exposição da artista mexicana, Lola Cueto, que fazia bonecos, e a performance de uma atriz, interpretando uma boneca de Lola, que mostrava o museu e as obras da artista para um grupo de crianças. Alice e Cecilia estavam lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário